Os 4 Grandes Pilares do processo de ensino-aprendizagem

Jacques  Delors presidiu a Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, da UNESCO. Durante  o seu trabalho, apontou a necessidade de uma aprendizagem ao longo de toda vida  fundamentada em quatro pilares:

Aprender a conhecer – É necessário tornar prazeroso o ato de compreender, descobrir, construir e reconstruir o conhecimento para que este não seja efémero e para que se mantenha ao longo do tempo. É necessário também  valorizar-se a curiosidade, a autonomia e a atenção permanentemente,   para se poder pensar o novo, reconstruir  o velho e reinventar a forma de  o pensar.

Aprender a fazer – Não basta  apenas a  preparação  para a inserção no mundo do trabalho. A rápida evolução por que passam as profissões pede que o indivíduo esteja apto a enfrentar novas situações, trabalhar em equipa, e, para isso, é necessário ter a capacidade de  ter espírito cooperativo e  humildade   quanto à aceitação da opinião do outro.  É igualmente  necessário ter iniciativa e intuição,  correr riscos , saber comunicar,   resolver conflitos e ser flexível.

Aprender a conviver – No mundo atual, é  importantíssimo viver com os outros,  compreendê-los,  desenvolver a perceção de interdependência,  administrar conflitos e  participar  em projetos comuns, valorizando-se o  esforço comum.

Aprender a ser – É importante desenvolver a  sensibilidade,  o sentido ético e estético, a responsabilidade pessoal, o  pensamento autónomo e crítico, a imaginação, criatividade, iniciativa e crescimento integral da pessoa em relação à inteligência. A aprendizagem precisa de ser integral, não se podendo negligenciar as potencialidades de cada indivíduo.

O ensino-aprendizagem voltado apenas para a absorção de conhecimento e que tem sido objeto de preocupação constante dos professores deverá dar lugar ao ensinar a pensar, saber comunicar e pesquisar, ter raciocínio lógico, fazer sínteses e elaborações teóricas  para que, assim,  o aluno, no seu futuro,  seja socialmente competente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s